Decoração verde: com uma seleção de plantas brasileiras!

Existem muitos motivos para ter uma decoração verde, com plantas naturais dentro de casa. As plantas purificam o ar, nos aproximam da natureza e reduzem a quantidade de estresse que sentimos.

 

Considerando a importância do convívio com as plantas, fiz uma seleção de belíssimas opções de vasos. Veja a seguir alguns modelos com folhagens vibrantes e texturizadas, especialmente nos tons de verde e amarelo que podem iluminar os nossos espíritos, mesmo nos dias mais acinzentados de inverno.

decoração verde com plantas
Decoração verde com plantas - Fonte: Better Homes & Gardens

Decoração verde – Plantas perfumadas

 Gerânio-Cheiroso

Além de um belo colorido, algumas plantas podem deixar a sua casa mais perfumada. É o caso do Gerânio-Cheiroso.

 

São vários os aromas que a família de Gerânios pode apresentar: Rosa, limão, lima, gengibre, até mesmo chocolate. O formato das folhas também varia de espécie para espécie. Mas a maioria deles tem o toque macio e aveludado.

 

Alguns cuidados com o Gerânio: Manter em local bem iluminado, molhar e alimentar a planta regularmente – com alimento apropriado para ela.

Essa bela planta vai deixar a sua decoração verde ainda mais especial.

decoração verde com plantas naturais
Decoração verde com plantas, vaso com Gerânio-cheiroso - Fonte: Better Homes & Gardens

Lírio Branco

Outra opção super perfumada de flor, é o Lírio. Existem centenas de tipos de lírios com cores e cheiros diferentes. Os tamanhos também podem variar de um para o outro.

 

Entre todos eles, o Lírio branco é o que possui a coloração mais “abrasileirada”. Sua flor tem um pouco de branco e amarelo e o caule é bem verdinho.

decoração verde com plantas lírio
Decoração verde com plantas, Lírio braco perfumado - Fonte: Better Homes & Gardens

Decoração verde – Plantas que resistem a ambientes com pouca luz natural

Pothos Dourado

Nem sempre temos ambientes na nossa casa com boa incidência de luz. Nesses casos é bom optar por plantas que conseguem viver bem em ambientes com menos iluminação. Uma delas é o Pothos Dourado. 

 

O Pothos é super fácil de cuidar. Não requer muita água, nem que o-molhe regularmente. É planta para quem não quer se preocupar muito com manutenção, mas que gostaria de deixar a decoração verde estilosa.

decoração verde com plantas
Decoração verde com plantas, Pothos - Fonte: Better Homes & Gardens

Espada-de-São-Jorge

A Espada-de-São-Jorge e as suculentas também são plantas que não exigem muitos cuidados. Elas sobrevivem bem quase em todos os lugares.

 

A Espada-de-São-Jorge tem a folha estreita e com uma estampa marmorizada. Algumas possuem as bordinhas amarelas. São muito lindas!

decoração verde com plantas espada de sao jorge
Decoração verde com plantas, Espada de São Jorge - Fonte: Better Homes & Gardens

Decoração verde – Plantas icônicas

Dracaena-Reflexa

Entre as opções verde e amarela a Dracaena Reflexa é um dos arbustos mais populares. Composta por várias folhas curtinhas e estreitas, ela cresce verticalmente e pode atingir até 2 metros. 

 

Para cultivar uma Dracaena e manter a sua decoração verde bem bonita, alguns cuidados são importantes: – Mantê-la em local bem iluminado e evitar temperaturas muito frias. Quando sentir o solo seco, acrescente um pouco de água.

decoracao verde com plantas dracena
Decoração verde com plantas, Dracaena - Fonte: Better Homes & Gardens

Philodendrum

Partindo para opções de plantas com formatos icônicos, temos os belíssimos Philodendrums. Podem ser considerados uma das plantas mais difíceis de se cultivar em interiores, pois eles gostam de receber a luz diretamente. Mas não se desanime, você pode mantê-los próximos a uma janela, que bata sol.

 

Os Philodendrums preferem o solo com pouca umidade, por isso o ideal é usar um vaso com prato embaixo, que possibilite a drenagem da água.

Decoração verde com plantas, Philodendrum - Fonte: Better Homes & Gardens

Hera

Além de ter um formato lindo, a Hera possui um efeito visual muito elegante. Composta por galhos fininhos e compridos, cobertos por inúmeras folhinhas, a Hera encanta com sua sutileza e charme. 

 

Apesar de linda, a Hera é uma planta venenosa. Portanto o ideal é colocá-la em lugares altos, longe do alcance de crianças e animais.

decoração verde com plantas hera
Decoração verde com plantas, Hera - Fonte: Better Homes & Gardens

Decoração verde – Plantas que purificam o ar

As plantas a seguir são as estrelas quando o assunto é purificar o ar. Elas são muito fáceis de cuidar, além de dar um toque especial na sua decoração verde.

Lírio da Paz

Com delicadas flores brancas sobre a base verde o Lírio da Paz não requer muita iluminação natural para sobreviver. No entanto ele precisa de um solo fértil e bem drenado.

 

Não se preocupe se esquecer de molhá-lo. Fertilize mensalmente para que ele esteja sempre bonito.

decoração verde com plantas lírio da paz
Decoração verde com plantas, Lírio da Paz - Fonte: Better Homes & Gardens

Singônio

Os Singônios são plantas pontudas e com formato de seta. Existem várias espécies deles, com folhagens de colorações diferentes. Incluindo verde, lima, rosado e marrom.

 

O Singônio é uma das melhores opções para ambientes com pouca iluminação natural. As suas folhas são sensíveis a luz do sol e podem até se queimar se expostas a muita claridade. É importante fertilizá-la a cada dois meses.

decoração verde com plantas singonio
Decoração verde com plantas, Singônio - Fonte: Better Homes & Gardens

Espero ter te ajudado a escolher as suas plantas favoritas e a montar uma bela decoração verde no seu ambiente. Se precisar de mais ajuda com o seu espaço, venha fazer um projeto conosco. Podemos te ajudar a deixar o seu entorno ainda mais encantador.

 

Para conhecer mais sobre o projeto de decoração online com a Boutique Lab, clique aqui. Se você já conhece o Projeto Online e gostaria de começar o seu Projeto, clique aqui.

 

Antes de escrever esse texto eu consultei várias fontes de pesquisa sobre plantas, inclusive o blog americano: Better Homes & Gardens, especializado em decoração de interiores com plantas.

 

Boa decoração!

Com carinho,

joana-mattos-arquiteta